sábado, 2 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO COMPLETA II Seminário Regional de Diversidade na Baixada Fluminense


Faça a sua Inscrição 





II SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO: AÇÕES, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE.

O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICO- RACIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO em parceria com a UFRRJ-Leafro/ Neab, realiza o II SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO: AÇÕES, CRITICAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE, com objetivo de contribuir na formação continuada de gestores e professores, por meio de um processo de reflexão crítica, com ênfase na análise da evolução da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos seus artigos 26A e 79B. Considerando os principais avanços e dificuldades para sua consolidação efetiva expressa na formação de professores, nas políticas implementadas pelos governos federal, estadual e municipais e na mudança do Projeto Político Pedagógico das escolas.
12,13 e 14 de novembro de 2013
Local: UFFRJ-Instituto Multidisciplinar/ Nova Iguaçu
 Av. Governador Roberto Silveira
Centro - Nova Iguaçu-RJ (ao lado do antigo Aero Clube)

PROGRAMAÇÃO

12 de Novembro: (TERÇA-FEIRA)

18h- Credenciamento
 18h30 - Mesa de Abertura: Institucional
- Representantes: Fórum de Diversidade, IM, LEAFRO, Secretarias Municipais e de Estado da Educação.
 19h- Conferência de Abertura: Dez anos da aprovação da Lei 10639/03: avaliação das políticas de Ações Afirmativas na Educação.
Conferencista:  MEC/SECADI
20h- Entrega de moções a escolas da região da Baixada Fluminense que trabalham com a LDB (Leis 10.639/03, 11.645/08).
21h- Intervenção musical: Marcelo Negrett
21h30- Coquetel

13 de Novembro (QUARTA-FEIRA)

08h - Café Da Manhã/Credenciamento

09h - Mesa: Educação das Relações Étnico-Raciais: o pensar e o sentir no cotidiano de sala de aula.
Prof. Drª Azoilda Loretto da Trindade (Universidade Estácio de Sá/ coordenadora pedagógica do Projeto A Cor da Cultura,/consultora pedagógica do CEAP)

10h – Debate

10h40 - Atividade Cultural: BatuKaê (grupo de percussão da E.E. João do Vale)

11h – Mesa: Leis 10.639/03 e 11.645/08: intervenções do movimento social.
- Prof.ª Ms. Marize Oliveira Guarani (Movimento Tamoio dos Povos Originários/Aldeia Maracanã/ FEUDUC)
- Prof. Marcos Serra (mestrando ProPEd-UERJ/ Ilê Omiojuaro/INDEC)

12h30 – 13h50- Almoço

14h - Mesa: As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação para as Relações Étnico- Raciais.
Prof.ª Drª Claudia Miranda (UNIRIO) - A Lei 10639/03 e as propostas de pedagogia alternativa
Prof.ª Drª Eliza Larkin Nascimento (IPEAFRO) - Afrocentricidades e politicas de ensino de matrizes africanas.
Mediadora: Cristina Costa (Fórum/IDSC-MOTUMBÁ)

15h - Debate

15h30 – Oficinas institucionais com trabalho para implementação da Lei 10.639/03  *

1-CEAP
2- IPEAFRO
3-CARAVANA TRANÇANDO IDÉIAS/ESTIMATIVA
4- GESTAR
5- IDSC-MOTUMBÁ

17h – Apresentação Cultural

17h20Mesa Redonda: Lei 10.639/03 e as Coordenadorias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Mediador: Éle Semog (Fórum/CEAP)

18h30 - Apresentação dos resultados das oficinas

* Neste dia, durante o evento, no período das 9h as 17h, teremos uma brinquedoteca com contação de historias para as crianças que vierem acompanhadas de seus responsáveis.

14 de novembro; (QUINTA-FEIRA)

8h30Café da Manhã

9hMesa: Intolerância Religiosa na Educação.
Prof.ª Drª Stela Caputo (UERJ)
Babalawo Ivanir dos Santos (CEAP)
Mediador: Prof. Dr. Renato Noguera (LEAFRO/UFRRJ)

9h40-  Debate

10h10- Mesa Redonda: Projeto Político Pedagógico e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
Prof. Dr. Amauri Mendes Pereira (CEAA-UCAM)
Prof. Drª Rosana Batista Monteiro (UFSCAR-Sorocaba/ LEAFRO- UFRRJ)
Mediadora: Marize Conceição (Fórum/GESTAR)

12h30 - Almoço

13h30Roda de conversa com autores e lançamento de livros.
- Ahyas Siss (UFRRJ)
- Otair Fernandes (UFRRJ)
- Renato Noguera (UFRRJ)
- Cândida Soares da Costa (Nepre/UFMT)  
- Rosana Monteiro (UFSCAR – Sorocaba/Leafro-UFRRJ)
- Alexandre Nascimento (FAETEC)

14h30 – Atividade Cultural:
Aprendendo com o samba: a roda do Trem da Harmonia Destino Baixada - Apresentação de compositores iguaçuanos com suas histórias e travessuras.












domingo, 13 de outubro de 2013

II SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO é uma proposição do FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

II SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO é uma proposição do FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO com objetivo geral de contribuir para a formação continuada de gestores e professores, por meio de um processo de reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas nas escolas e universidades da Baixada Fluminense, relacionadas à implantação dos artigos 26 A e 79B da Lei 9396/96, do Parecer CNE/CP 01/2003 e do Plano de Implantação das Diretrizes de Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O Seminário, em sua segunda edição, intenciona consolidar a estratégia de avaliação continua dos avanços e dificuldades para a efetiva implantação das políticas curriculares de ação afirmativa, definidas pelo artigo 26 A da LDB 9394/96, Resolução CNE/CP 01/2004 e Plano Nacional de Implementação das DCNERER/ 2009. Os desdobramentos da realização do seminário devem propiciar às instituições envolvidas: a) mapear as ações desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipais na Baixada Fluminense; b) identificar as mudanças nos Projetos Político Pedagógicos das escolas da rede pública; c) identificar a necessidade de intervenção nos processos de formação continuada e inicial de professores e outros profissionais da educação.
SERVIÇO: Local: UFFRJ - Instituto Multidisciplinar/ Nova Iguaçu Av. Governador Roberto Silveira Centro - Nova Iguaçu-RJ (ao lado do antigo Aero Clube) Data: 12,13 e 14 de novembro de 2013. Horário: Dia 12 das 18h00 às 21h00 Dia 13 das 08h00 às 19h00 Dia 14 das 09h00 às 14h00

terça-feira, 1 de outubro de 2013

NOTA DE FALECIMENTO - Paulo Roberto dos Santos "Paulão"


O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  comunica, com profundo pesar, a notícia do FALECIMENTO de Paulo Roberto Dos Santos, Presidente do Cedine Conselho Estadual Dos Direitos Do Negro e manifesta sua solidariedade enviando os mais sinceros sentimentos à família e amigos(as).

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

II Seminário Regional Diversidade e Superação do Racismo dias 12, 13 e 14 de novembro de 2013


O II SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO é uma proposição do FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO com objetivo geral de contribuir para a formação continuada de gestores e professores, por meio de um processo de reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas nas escolas e universidades da Baixada Fluminense, relacionadas à implantação dos artigos 26 A e 79B da Lei 9396/96, do Parecer CNE/CP 01/2003 e do Plano de Implantação das Diretrizes de Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
O Seminário, em sua segunda edição, intenciona consolidar a estratégia de avaliação continua dos avanços e dificuldades para a efetiva implantação das políticas curriculares de ação afirmativa, definidas pelo artigo 26 A da LDB 9394/96, Resolução CNE/CP 01/2004 e Plano Nacional de Implementação das DCNERER/ 2009.
Os desdobramentos da realização do seminário devem propiciar às instituições envolvidas: a) mapear as ações desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipais na Baixada Fluminense; b) identificar as mudanças nos Projetos Político Pedagógicos das escolas da rede pública; c) identificar a necessidade de intervenção nos processos de formação continuada e inicial de professores e outros profissionais da educação.


SERVIÇO:
Local: UFFRJ - Instituto Multidisciplinar/ Nova Iguaçu
 Av. Governador Roberto Silveira
Centro - Nova Iguaçu-RJ (ao lado do antigo Aero Clube)
Data: 12,13 e 14 de novembro de 2013.
Horário: Dia 12 das 18h00 às 21h00
Dia 13 das 08h00 às 19h00
Dia 14 das 09h00 às 14h00



sábado, 4 de maio de 2013

Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial  do Estado do Rio de Janeiro
                                     

A comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Rio de Janeiro, vem através deste comunicar que algumas Instituições  não poderão concorrer a eleição que se realizará no próximo dia 08 de Maio de 2013.
Instituições estas que, possuem cadeira nas comissões do Fórum e não vêm cumprindo com os compromissos voluntários, assumidos durante seu mandato atual,sem prévia comunicação e justificativa a este Fórum.
De acordo com o nosso Regimento Art. 25º – O mandato de membro titular é considerado vago antes do término nos casos de:
III - por ausência em 03 (três) reuniões consecutivas ou em 05 (cinco) reuniões alternadas no período de 12 (dose) meses, sem a presença do suplente.
Por tanto, o não cumprindo com as obrigações voluntariamente aceitas durante a posse como membro participativo de comissão a atuar neste Fórum, vem provocando assim, acumulo de tarefas as Instituições que permaneceram em seus mandatos contribuindo para a realização de ações tanto na realização de Assembleias ,como também nas  reuniões de comissões, reuniões externas, eventos organizados pelo Fórum entre outros.
A Comissão Executiva, comunica também  que a  estas Intituições, foram enviados e-mails com este comunicado e  que as  mesmas poderão  continuar fazendo parte do Fórum, como membro do mesmo, bastando fazer o recadastramento enviado em anexo, no envio do e-email ou podendo também fazê-lo pessoalmente durante a realização da próxima Assembleia. A se realizar no próximo dia 08 de maio de 2013, conforme divulgação deste Fórum.

Comissão Executiva- Fórum Rio Diversidade.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

terça-feira, 30 de abril de 2013

Ata da Assembleia Geral do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Rio de Janeiro.
Aos dez dias do mês de Abril do ano de dois mil e treze, às quatorze horas e trinta e sete minutos iniciou-se a Assembleia Geral do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do estado do Rio de Janeiro, os presentes a esta Assembleia, decidiram por não realizar a eleição prevista e decidida para esta data durante a Assembleia anterior por decoro  a entidades inscritas a disputar a eleição as comissões do Fórum não estarem em sua maioria presentes. Após analise da Comissão Executiva, constatou-se que poderia ter acontecido falha por parte da Comissão de Comunicação ao convocar os forenses para esta data, mas a Profª Marize Conceição, ressalta que passou vários e-mails informando a Assembleia, Profª Cristina Costa, também diz que enviou mensagens através das redes sociais e até mesmo pelo face do Fórum e diz que devemos repensar a junção da comissão executiva com a comissão de comunicação, Profª Jana Guinond diz que devemos reler o Regimento Interno do Fórum, Profª Marize Conceição sugere que então se faça a leitura e que se coloque em destaque algumas alterações possíveis no Regimento a ser levada em minuta a próxima Assembleia para ser apreciada pelos forenses e votadas,inicia-se a leitura do Regimento Interno feita pela Profª Marize Conceição, onde se Lê, Art.2º & 2º destaca-se a alteração de dois para um suplente, Profª Jana Guinond, ressalta a dificuldade que as entidades tem em colocar dois suplentes, no & 3º, onde se lê SEED se faz destaque para que se troque para SEEDUC, mudança também do & 3º com destaque para retirada do CEDINE e Secretaria do Estado de Educação, por ambos estarem contemplados no Art. 2º & 1º, ainda no & 3º, que os sindicatos de trabalhadores também possam indicar, um titular e um suplente como as demais Instituições participantes do Fórum, no Parágrafo Único – Art. 4º Prof. Ele Semog, propõe que se coloque no Regimento que as Assembleias Ordinárias deverão ser bimestrais, como já funciona, desde que, com a presença do representante oficial da Instituição. A Profª Cristina propõe que pelo adiantado da hora e pela ausência da maioria das Instituições que compõem o Fórum, a Comissão Executiva, discuta as alterações que deverão ser feitas no Regimento Interno, através de e-mail, onde os membros da Comissão Executiva poderão fazer a leitura do Regimento mais atentamente e contribuir nessas alterações a serem destacadas e colocadas em minuta a ser apresentada na próxima Assembleia a serem discutidas e aprovadas. Profª Marize, diz que se deverá logo marcar uma nova Assembleia Extraordinária, para que se dê continuidade ao processo de eleição. Prof.Ele Semog, diz que se poderá fazer as duas coisas no mesmo dia: Aprovação da minuta apresentada e em seguida eleição, Profª Jana Guinond, atenta para o tempo de publicação da convocatória, os presentes decidem para daqui um mês, onde se terá tempo hábil para convocação das instituições a participarem desta Assembleia e se escolhe a data de oito de maio, Profª Cristina Costa, diz que tentará agendar junto a Secretaria de Assistência Social  e Direitos Humanos, o auditório para este dia através de solicitação a Sra. Denise Taynáh. Termina a Assembleia às dezesseis horas e quarenta e três minutos e eu Cristina Costa, IDSC Motumba/ Comissão Executiva do Fórum Rio Diversidade, redigi esta ata.

Cristina Costa- Comissão Executiva.


terça-feira, 9 de abril de 2013

Assembleia Extraordinária 10.04.2013 das 14h às 17h


Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Estado do Rio de Janeiro convida para a ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA
Data: 10.04.2013
Horário: das 14:00h às 17:00h
Local: Praça Cristiano Ottoni, S / N - 7º andar, sala 756 Centro - RJ (Prédio da Central do Brasil)
Pauta:
Eleição comissão Executiva (Instituições a disputar as comissões inscritas através de email, conforme decidido na Assembleia anterior);
Eleição de comissões

sexta-feira, 15 de março de 2013

RELATÓRIO DA REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE DIVERSIDADE em Brasília




RELATÓRIO DA REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE DIVERSIDADE PARA ASSUNTOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO DOS AFRO-BRASILEIROS – CADARA/FORUNS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
Brasília, dias 6 e 7 de março de 2013
Ministério da Educação, Auditório Principal

Dia 6 de março
A reunião teve inicio às 9:15h, com a instalação da mesa de abertura composta por Ilma Fátima de Jesus (SECADI), Nilma Lino Gomes (CNE), Benedita Rosa (Comunidades quilombolas) Thiago Tobias (Assessor do MEC), Macaé Evaristo (Secretária da SECADI), Raimundo Jorge (CADARA),Francisco Chagas (Fórum Nacional de Educação).  
Após as saudações a Sra. Macaé Evaristo, nova secretária da SECADI falou da sua trajetória como professora de Educação Básica e da sua militância nos diversos campos da educação e como Secretária de educação da cidade de Belo Horizonte. Discorre da sua proposta de gestão apontado que seu propósito é de colocar a SECADI no processo de transformação do Estado, trabalhando para que a causa da igualdade racial transforme não só a educação, mas toda a sociedade. Propõe que seja efetuada mensalmente uma conferência virtual com a participação de todos os Fóruns de Diversidade na Educação.
O Sr Thiago Tobias após saudar a mesa e os presentes, afirma que pela primeira vez o MEC possibilitou que a SECADI fosse dirigida por duas mulheres negras e que os três dirigentes tem origem no movimento social. Informou que o Ministro da Educação está muito empenhado na consolidação das políticas de cotas. Afirma que houve um avanço político, mas que é necessário avançar na gestão dessa política.
Benedita Rosa informa que está melhor a articulação entre os quilombolas e entende que a educação étnico-racial é dever de todos.
Após o encerramento da mesa de abertura, passou-se ao segundo ponto da pauta:
Ações para a Lei 10.639/03 da Coordenação Geral de Educação para as Relações Étnico-raciais/Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-raciais. 
A senhora Ilma Fátima fez um relato das políticas traçadas pela SECADI e as perspectivas de ampliação das ações daquela secretaria no campo da educação para a diversidade. Falou da necessidade de maior articulação dos Fóruns estaduais com a SECADI e do papel que devem exercer nos estado e junto aos diversos órgãos envolvidos com a educação. Falou da criação de um site para contemplar os 10 anos da Lei 10.639/03 com todas as ações criadas para a implementação da mesma. O site deverá ser lançado em 21 de março dado a importância desta data. No site deverá ter um link para o Fórum Nacional e para a CONAE. Orienta que o mesmo deverá ser feito pelos fóruns estaduais. Está em curso a finalização do 9º volume do HGA que será lançado em maio em Salvador. Apontou a possibilidade de reunião dos fóruns para abril, junho setembro e novembro.
Raimundo Jorge reforça a aliança do Ministro Mercadante com as ações afirmativas e informa que a UNILAB deve ter um reitor negro.
Os trabalhos da tarde que trataram basicamente de encaminhamentos e estratégias para a participação dos Fóruns na Conferência Nacional de Educação de 2014. Tendo como debatedores: Raimundo Jorge (CADARA) e o profº Francisco das Chagas (Coordenação do Fórum Nacional de Educação).
Trata-se de Conferencia para a “revisão” da Conferencia anterior. Uma das questões muito discutidas foi o fato do Plano Nacional de Educação, de 2010, ainda não ter sido votado pelo Congresso Nacional. Francisco das Chagas falou da importância dos Fóruns estaduais interagirem com o Fórum nacional. Informou que na questão das diversidades o Fórum Nacional de Educação criou cadeiras para os indígenas, LGBT, mulheres. Para os afro-brasileiros já havia lugar garantido.  Diz que por conta das discussões sobre diversidade (inclusão) a ideia é que nesta CONAE essa questão seja discutida em todos os eixos e transversalmente. Ainda assim, o eixo 2 será dedicado exclusivamente a diversidade. Informou ainda que na 3ª semana de março será uma Semana de Mobilização para a CONAE.
Os Fóruns receberam orientação para convocar/participar das reuniões para a Conferência e promoverem Conferências Livres sobre a CONAE 2014, além de buscarem garantir vagas como delegado. Destacou-se a importância de articulação com outros setores, principalmente dos movimentos sociais no sentido de garantir a aprovação das propostas referentes a Educação para as Relações Étnico-raciais. Em seguida a plenária foi dividida em grupos de trabalho para revisão e novas propostas e estratégias para os seguintes eixos da Conferência Nacional de Educação:
Eixo 1 - Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação;
Eixo 2- Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos:
Eixo 3 – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente;
Eixo 4 – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;
Eixo 5 – Gestão Democrática, Participação e Controle Social
Eixo 6 – Valorização dos Profissionais de Educação: Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;
Eixo 7 – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Dia 7 de março.
As atividades tiveram inicio com uma série de encaminhamentos sobre a participação na CONAE, com recomendações sobre a necessidade de que as propostas a serem apresentadas tenham sido aprovadas em pelo menos 5 estados. Sobre a questão de indicação de delegados por órgão governamentais atropelando as decisões dos estados e municípios na escolha de delegados. Outra questão abordada foi a quantidade de 50 delegados para o movimento negro em todo o Brasil.
Encerrada essa parte, os grupos apresentaram os resultados do trabalho realizado no dia anterior.
A parte da tarde foi toda dedicada a uma Conferência Livre sobre a CONAE 2014. Os assuntos abordados foram praticamente os discutidos no dia anterior. As 18h00 , o encontro foi encerrado.   

terça-feira, 5 de março de 2013

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA dia 13.03.2013

Informe Educação



Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Estado do Rio de Janeiro convida para a ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA
Data: 13 de março de 2013
Horário: das 14:00h às 17:00h
Local: Praça Cristiano Ottoni, S / N - 7º andar, sala 756 Centro - RJ (Prédio da Central do Brasil)

Pauta:
- Apresentação do Fórum Rio Diversidade;
- Leitura da última ata da Assembleia;
- Inscrição de Instituições para eleição de novas comissões;
- Relatório da reunião de Brasília;
- Atividades do Fórum 2013;
- Eleição.


Comissão Executiva

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Assembleia do Fórum RJ - 06.02.2013 às 13h30



Prezados(as) Senhores(as):

Vimos por meio deste, convocá-los(as) para a Assembleia do Fórum RJ que dar-se-á no dia 6 de fevereiro de 2013, das 13h30 as 17h30 ( com tolerância de 20 minutos para início) no Prédio da Central do Brasil/ SEASDH -  sala 756, 7º andar.  Nesta assembleia, será discutida e encaminhada a seguinte pauta:
1-     Leitura do Relatório do Encontro de Fóruns em Brasília (junho/2012)

2-     Relatório do I Seminário Regional em Nova Iguaçu;
3-     Seminários Regionais;
4-     Prestação de contas do Material recebido do MEC/ SECADI;
5-     Acervo do Fórum (local que estava e onde está, o que foi entregue e o que foi devolvido), definição de local para acervo;
6-     Encaminhamentos em relação às instituições que não tem comparecido as assembleias;
7-     Inscrição das instituições para eleição das comissões do Fórum com apresentação de relatório por escrito (das instituições que fazem parte das comissões hoje existentes) da participação do representante da instituição nas atividades do fórum no período 2010/2012.
8-     Definição de data para a Assembleia Extraordinária (em acordo com o regimento).

Endereço:
Praça Cristiano Otoni, s/nº - 7º andar - sl. 756
Prédio Central do Brasil - Centro - Rio de Janeiro
RJ - Brasil - CEP:20.221-250

Contamos com a presença de todos e todas.
Aproveite e veja as fotos do
I SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO: AÇÕES, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA  BAIXADA FLUMINENSE 
que aconteceu no dia 06.12.2012.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.380284525399272.92255.100002531825829&type=3

Estamos no facebook, 
faça parte da Família 
http://www.facebook.com/forum.riodiversidade