sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Informe Educação

  
Seeduc monta equipe especial para atender escolas atingidas pelas chuvas.

Municípios das regiões Serrana, Norte e Noroeste são os mais afetados.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) está com uma equipe especial de monitoramento das unidades estaduais nos municípios atingidos pelas chuvas nas regiões Serrana, Norte e Noroeste do estado.
Até esta quinta-feira (05/01, 11 colégios foram inundados, outros 11 estão recebendo desabrigados: dois estão sem acesso e quatro estão reservados para a necessidade de servirem de abrigo. Essas escolas ficam nas cidades de Campos dos Goytacazes, Cardoso de Moraes, Itaperuna, Itaocara, Lage do Muriaé, Santo Antonio de Pádua, São Fidélis e Nova Friburgo.
As Diretorias Regionais da Seeduc estão percorrendo as escolas para que junto aos diretores e coordenadores, avaliem necessidades e tomem as providências, como mapeamento da infraestrutura, obras, limpeza e recepção dos desabrigados, entre outras ações.  A Secretaria de Educação treabalha em parceria com a Defesa Civil e a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).
Neste momento, a avaliação é a de que não haverá atrasos na volta as aulas, que ocorrerá no próximo dia 06 de fevereiro.


Matrícula automática
Todos os alunos que foram alocados na primeira fase da matricula nas escolas afetadas terão suas vagas confirmadas, se necessário, automaticamente no sistema e poderão apresentar a documentação na escola em que foram matriculados após a normalização da situação.
A Seeduc também disponibiliza a Central de relacionamento para que os servidores, alunos e familiares possam entrar em contato para passar ou solicitar informações. Os contatos são: (21) 2380-9050, (21)2380-9051 ou (21) 2380-9053 ou ainda pelo site da Seeduc.
As Diretorias Regionais também têm um canal de comunicação direto com a Secretaria para a troca de informações sobre a situação dos locais atingidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seeduc


Cartão de débito nas escolas?
Novo sistema possibilitará maior controle dos gastos.
A secretaria de Estado de Educação iniciará, a partir de fevereiro, a implementação do cartão de débito nas unidades de rede para compra de merenda e gastos com manutenção. O objetivo é ter maior controle e melhor gestão dos recursos. Por ano, o repasse para as unidades chega a R$ 350 milhões.
Inicialmente, o sistema será implementado em algumas escolas da Regional de São Gonçalo. Na sequência, o cartão será disponibilizado para as demais unidades da rede. Com esse novo modelo, a Seeduc eliminará a utilização dos cheques.
 Afirma o Secretario de Estado de Educação, Wilson Risolia: “ Estamos trabalhando na melhoria da gestão e dos gastos, para que mais investimentos, inclusive em pessoal, possam ser feitos”.
Além da Secretaria, as Diretorias Regionais ficarão responsáveis pelo controle do uso feito pelos diretores das escolas. A comprovação será feita em tempo real, já que o valor é abatido imediatamente após o uso. Dessa forma, será possível ter acesso ao relatório de cada transação.
A senha do cartão de débito será única, pessoal e intransferível. Em caso de troca de diretores, o cartão poderá ser bloqueado. A Secretaria ressalta que o uso do cartão para saque só será permitido em casos emergenciais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seeduc

Professor (a) da Rede Estadual fique por dentro:
Em fevereiro, a sua escola receberá os Currículos Mínimos 2012. Este material irá servir como referência a todas as nossas escolas, apresentando as competências, habilidades e conteúdos básicos que devem estar contidos nos planos de curso e nas aulas. Sua finalidade é orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem, em cada disciplina, ano de escolaridade e bimestre. Em 2012 disponibilizaremos o Currículo Mínimo das 12 disciplinas da base Nacional comum apenas para o ensino regular.
IMPORTANTE:

Neste primeiro momento, foram desenvolvidos o Currículo Mínimo para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio Regular de todas as componentes curriculares. Dentro de um contexto de priorização das necessidades, entendemos que esta modalidade de ensino teve urgência no estabelecimento de um Currículo Mínimo. Todavia, estamos cientes da necessidade de elaborarmos currículos diferenciados para as turmas de Educação de Jovens e Adultos e Curso Normal em nível Médio - formação de professores. Para estas modalidades estaremos trabalhando durante o ano de 2012. No momento, estão disponíveis os currículos mínimos de 2011 das seguintes disciplinas:
Lingua Portuguesa/Literatura
Matemática
História
Geografia
Filosofia
Sociologia

Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, também podem contar com as Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do ensino Fundamental. Este conteúdo quer provocar a reflexão sobre a prática do ensino e promover o seu aperfeiçoamento profissional.

Orientações Curriculares: EJA e Ensino Médio Normal- Formação de Professores.
Os Professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Médio Normal  podem buscar referencias também  nos livros da antiga Reorientação Curricular de 2006 para planejar suas práticas.
Livro – VI – Curso Normal
Livro- V – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental – (anos finais)
Livro – VI- Educação de jovens e Adultos – Ensino Médio
O endereço eletrônico: curriculominimo@educacao.rj.gov.br  está a disposição para esclarecimento e sugestões, comentários e criticas.
É possível entrar em contato direto com a equipe de cada disciplina, pelos e-mails:

Nenhum comentário: